O QUE HÁ DE NOVO?

Idosos Merecem O Dobro De Cuidados - Profissão De Cuidador De Idosos


Quando a idade chega, os cuidados são indispensáveis, assim cada vez mais as pessoas têm se matriculado em cursos de para melhores tratamentos com idosos. Trata-se de curso de nível técnico que capacita o aluno a cuidar de forma adequada, administrando medicação e realizando procedimentos para que os idosos possam viver melhor. Não basta apenas ter interesse na profissão por conta do salário, já que se trata de uma função que desprende muita paciência e atenção do cuidador, que deve ser sempre solicito. O ideal é que o interessado tenha vocação para a função, pois algumas tarefas são um pouco complicadas.

Principais recomendações

O cuidador de idosos deve zelar pelo idoso e pelo ambiente que ele vive. É claro que ele não terá que limpar o ambiente, mas solicitar algumas mudanças e instalações, como corrimão nas escadas, que auxiliam na mobilidade do idoso, suportes nos banheiros para evitar quedas, bem como a instalação de telas de proteção em janelas e varandas. As telas de proteção evitam acidentes graves e também deve ser instaladas em casas e apartamentos em que moram crianças e animais de estimação.

Atribuições da função

O cuidador de idosos administra a medicação na hora certa, cuida para que o idoso se alimente de forma correta no horário, além de auxiliar em seu tratamento médico e nos cuidados básicos. Esses cuidados vão desde o banho até passeios corriqueiros para a melhora na qualidade de vida do idoso. Muitos cuidadores realizam atividades para entreter os pacientes, como os jogos de xadrez e outros jogos de tabuleiro, que ajudam na socialização. Além disso, ele vai ajudar na comunicação do idoso, conversando e aprendendo mais com ele. É interessante conhecer sua vida e quais histórias tem para contar. Assim o trabalho fica mais interessante e o idoso fica mais feliz e disposto.

O perfil do profissional capacitado para a função

O profissional que deseja ser um cuidador de idoso deve ter um perfil que esteja disposto a ajudar o próximo, sendo este prestativo e com forte senso de empatia, que é a capacidade de se colocar no lugar da outra pessoa. Além disso, é preciso gostar de idosos e da companhia dessas pessoas. Trata-se de uma profissão em que a pessoa precisa de muita paciência e em contrapartida poderá aprender muito com o paciente, sua história e realizações.
Existem diferentes formas para trabalhar, podendo ser em regime de plantão ou por meio período conforme as suas necessidades disponibilidade, bem como a necessidade do idoso. Ele pode atuar tanto em residências quanto em hospitais e asilos. O salário pode variar conforme o local de atuação e o número de horas trabalhadas.

Como é o curso

No curso, o cuidador recebe todo o conhecimento técnico e prático para desempenhar a função. As habilidades que envolvem a paciência são intensificadas, além de receberem treinamento adequado para realizar tarefas básicas como a troca de fraldas, aplicação de medicamentos e outros. Ele pode durar até 6 meses e pode ter caráter de ensino técnico, inclusive com possibilidade de efetuar o curso, por meio de do Pronatec, gratuitamente. Procure em sua cidade e aproveite essa oportunidade.

www.webartigos.com


0 comentários:

Postar um comentário