O QUE HÁ DE NOVO?

PARKINSON E O CUIDADOR








A Doença de Parkinson ou Mal de Parkinson é uma doença neurológica que afeta os movimentos. A pessoa acometida por Parkinson sofre de tremores, principalmente em situação de repouso. Seus movimentos também vão ficando cada vez mais lento
O cuidado e o cuidador
Em diversas doenças – entre elas o Mal de Parkinson  – o paciente precisa reaprender a fazer várias atividades do seu dia-a-dia e pode precisar da atenção e do acompanhamento de um cuidador. 
O cuidado envolve atenção, precaução, cautela, dedicação e o carinho que se deve ter com o paciente, afinal, não são só as dores e limitações que o cuidador cuida e observa,  mas também o respeito aos sentimentos e à história de vida de quem está sendo cuidado.
 o cuidador deverá sempre zelar pelo bem-estar, saúde, higiene pessoal, educação, cultura, recreação e lazer de quem está tomando conta.O bom cuidador é aquele que enxerga na pessoa com limitações as tarefas que ela consegue realizar. Manter a pessoa ativa em tudo aquilo que ela puder ao longo do tempo vai aumentando sua autonomia para que ela execute outras. Assim, cuidar não é simplesmente fazer pelo outro, mas estimular a pessoa para que, em seu próprio ritmo, ela conquiste a confiança de que precisa no seu dia-a-dia.


0 comentários:

Postar um comentário