O QUE HÁ DE NOVO?

COMO CUIDAR DE UM IDOSO EM CASA


O envelhecimento é um processo normal de mudança relacionada ao tempo, que começa ao nascimento e continua por toda a vida. Há muitas formas de envelhecer, mas algumas provocam mudanças que  geram um excesso de trabalho ou responsabilidade para um dos membros da família, é neste momento que a família deve pensar em contratar um profissional habilitado para cuidar do idoso.
Apesar dos esforços despendidos para garantir uma velhice cada vez mais ativa e saudável, muitos idosos experimentam algum tipo de dependência e fragilidade nessa fase.
Há indivíduos que envelhecem com algum prejuízo, mas mantém certa independência. Nestes casos, o cuidador profissional pode auxiliar nas atividades cotidianas que o idoso não é capaz de realizar sozinho, além de participar do processo de reabilitação.
Há ainda os idosos que se apresentam totalmente dependentes, com pouco ou nenhuma autonomia. Nesta situação estão os idosos com Alzheimer e Parkinson em estágio avançado, com sequelas de isquemia cerebral (derrames) e acamados. Para estes pacientes o cuidador profissional desempenha ações para manter as melhores condições físicas possíveis, realizando medidas de higiene, alimentação e administração de medicações. Cabe lembrar somente, que cuidar não é “fazer pelo outro” e sim observar e preservar o que o outro sabe fazer, além de estimulá-lo e encorajá-lo, auxiliar nas tarefas de difícil controle e fazer por ele apenas o que o mesmo não consegue realizar.
Dentre os cuidados prestados pelo cuidador estão: cuidados com a pele, vestuário, higiene oral, lazer, medicamentos e prevenção das úlceras por pressão


0 comentários:

Postar um comentário